top of page

Diário da Peste 38

Na Ficção e na vida

Eu já disse aqui a minha opinião de que a vida é feita de Sorte e Circunstâncias em torno do perfil de cada um?

E que a Criatividade está condicionada às expectativas, ao repertório de cada perfil?

Ou seja, tudo depende de quem faz ou recebe os acontecimentos.

Da demissão de um emprego ao casamento com a namorada grávida. Da mensagem de whatsapp à leitura de um livro. Do posicionamento político à escrita de roteiro. De uma cantada a uma briga familiar.

Cada um desses eventos depende da expectativa e do repertório dos envolvidos.

Ajudar alguém como Anne de Green Gables significa algo completamente diferente de ajudar Lila de “A amiga genial” de Elena Ferrante.

Anne tenta se agarrar aos aspectos positivos das situações. Para Lila, cada adversidade é um prego na cruz das lembranças amargas.

Uma não é melhor do que a outra, são apenas formas diferentes de lidar comas dificuldades.

Na vida real, algumas pessoas passam o tempo esperando que um inimigo real ou imaginário ataque sua dispensa, arranque as bases que lhes sustentem, roube o afeto de seus amores. Para quem está de fora (ou para quem é o inimigo imaginário) essas pessoas tendem a se tornar insuportáveis.

Agora, imagine a falta de Sorte de alguém que depende dessas pessoas para sobreviver.

Dependendo do perfil, esse alguém talvez escape do infortúnio. Pela fuga, pelo estudo, por um emprego, pelo casamento, pelas drogas... O caminho sofrerá grande influência das expectativas que a pessoa tem. Dependerá muito do repertório de adversidades e de boas lembranças. Da ligação da pessoa com esse repertório.

Um exemplo bom está em Anne com “E”. Existe um detalhe aí que faz diferença: ela não tinha nenhum vínculo amoroso com quem a maltratava.

As expectativas de quem é maltratado no lar de origem costumam ser mais baixas. Acredito, no entanto, que tudo depende da combinação: perfil, repertório de circunstâncias e expectativas. O grande complicador – claríssimo em “A amiga genial” – é que a cada movimento da pessoa/personagem, a situação muda. Dependendo da Sorte. É o papel do Acaso.

Últimos textos
Arquivo
bottom of page