Diário da Peste 43
Quem somos, como somos
Hoje falarei, às 16 horas, sobre Mundo Inconfundível, na Live da Escola de Séries. Abrirei com gênero.
Nada mais diferente do que a comédia dramática na década de 40 em Hollywood e a sitcom do século XXI, não é? Ou entre a Hollywood da mesma época, na minissérie e no filme Trumbo, confere? Não.
Nas três obras, de gêneros diferentes, existem personagens fortes. Exatamente o que disse, no debate que Ana Cecilia mediou para o Sebrae-Rio Clarisse, da Conspiração Filmes. Personagens fortes bem inseridos no Mundo deles.
Os personagens, nas obras citadas, fazem a trajetória do herói, independente se perdem as batalhas ou se ganham o Nobel de mentirinha.
Los falangistas no passarán!
Jurad sobre estas letras hermanos: antes morir que consentir tiranos.
Essa frase pintada nos trens que conduziam os brigadistas que lutaram contra Franco é uma boa tradução do Mundo Inconfundível que duraria até Hollywood e, principalmente, até Trumbo.
As duas podem ser vistas como mais uma bravata espanhola. Eu sei como é. Sou filha e neta de espanhóis, tenho a nacionalidade espanhola da qual muito me orgulho. Sobreviver era em si uma bravata.
Os falangistas de Franco passaram. Os brigadistas morreram. Por isso “As telefonistas” e “Trumbo” são dramas.
Na comédia total, é mais fácil navegar no mundo.
Sheldon era desde pequenininho um egocêntrico. Esquisito, porém amado. Por seus inofensivos pais, conservadores, evangélicos, possivelmente republicanos e fundamentalistas. O caldo de cultura que levou ao poder Donald Trump. E isso não está em “The Big Bang Theory” porque isso não tem a ver com o gênero e o Mundo. Não é maravilhosa a consistência da Ficção?
O que, talvez, provoque alguma reflexão sobre o Mundo Inconfundível norte-americano (tão diferente do meu mundo melodramático de origem) é a relação entre Amy e Sheldon. Ou entre Penny e Leonard. As escolhas amorosas também têm relação com o Mundo. É mais ou menos, como se os personagens amassem em consonância com o Mundo que lhe deu origem.
A Ficção existe para confirmar que personagens fiéis a si mesmos rendem histórias.