Sobre 

 

Sonia Rodrigues é escritora e roteirista. Fez mestrado e doutorado em Literatura pela PUC-RJ. Escreve contos, romances, roteiros, teatros e tem vários livros publicados, prêmios de literatura, teatro e vídeo. Sonia é pioneira no desenvolvimento de redes sociais de aprendizagem em torno de jogos aplicados a conteúdos diversos. Com recursos da sua plataforma digital Almanaque da Rede, é responsável pelas pesquisas sobre o pai, Nelson Rodrigues, desde meados de 1999. 

 

Projetos:

 

Almanaque da Rede

 

O Almanaque da Rede é uma rede social de aprendizagem através da escrita criativa. Aqui estudantes escrevem e a equipe ADR, sob a coordenação da escritora Sonia Rodrigues, acompanha a produção textual, faz a mediação e avalia os textos dos usuários. A prática da escrita criativa através de jogos ajuda a organizar o pensamento e ensina a praticar a avaliação e a auto-avaliação. Os jogos formulam perguntas e propõem desafios, as respostas tornam- se textos corridos ou quadrinhos. Todas as atividades dentro do Almanaque da Rede são pontuadas e os usuários ganham troféus digitais que podem ser trocados por prêmios físicos.

Sei Mais Física

 

O Sei Mais Física foi um projeto do  Almanaque da Rede com  Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense (IF/UFF), em parceria com a FAPERJ e a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro no período de 2009 a 2013. O objetivo era aumentar o interesse pelo Curso de Licenciatura em Física da UFF entre os alunos da rede pública. Para isso, estão disponíveis aulas de Física básica, arquivos em áudio que podem ser baixados, relatos de experiências no ensino médio e comentários de professores do Instituto de Física da UFF.
 

.Escola de Séries

Idealizada especialmente para atender aos novos desafios do mercado, a Escola de Séries é um espaço de encontro e troca para promover o diálogo entre criadores, produtores e executivos do mercado brasileiro e internacional por meio de diversas ações integradas voltadas para quem deseja criar e desenvolver projetos de séries de ficção para a TV e outras plataformas. 

São três os principais objetivos da Escola de Séries:

  • Fomentar a criação e o desenvolvimento de projetos e a estruturação de carteiras de projetos de séries;

  • Aumentar a competitividade dos projetos, dos profissionais e das produtoras brasileiras;

  • Selecionar e apresentar projetos nos mercados brasileiro e internacional.